Vamos para a fila da sua cidadania italiana.

Você já sabe qual o consulado mais próximo de você?
agosto 16, 2021
Vale a pena reconhecer a cidadania italiana sozinho?
agosto 25, 2021

Vamos para a fila da sua cidadania italiana.

Ultimamente temos recebido muitas dúvidas de como funciona a fila na solicitação de dupla cidadania italiana jus sanguinis que significa (”direito de sangue”). Já sabemos que grande parte descendentes de italianos nascidos ou não na Itália possui esse direito de dupla cidadania, independente do grau de parentesco, neto tetraneto, ou trineto podem entrar com o seu pedido.

As filas estão levando mais de dois anos, mas não se preocupe, existem algumas dicas que vamos te dar.
Nossa equipe é especializada em todas as etapas desse processo.


Como andam as filas nos consulados italianos no Brasil?
Os processos de cidadania italiana têm levado mais de 2 anos. Um fato inegável é o aumento contínuo dos pedidos nos consulados localizados em SP, RS, PR E RJ, que apresentam uma demanda muito alta de solicitações, isso faz com que o processo de reconhecimento da cidadania italiana leve mais tempo do que o esperado, lembramos que só é possível requerer dupla cidadania italiana na cidade em que reside.


Posso processar o consulado?
Como existe o descumprimento por parte dos Consulado, podemos acionar a lei de 18/04/1984, Art. 3, do Decreto do Presidente da República, lei essa que pede 730 dias como prazo máximo para se julgar um processo administrativo, a solicitação de cidadania italiana pode ser feita via reconhecimento judicial. Pode-se entrar com um processo em desacordo com o prazo e contra as grandes filas presentes nos consulados, os processos devem ocorrer no Tribunal de Roma na Itália, só podem representar os requerentes os que são habilitados pela União Europeia e residentes na Itália.


Por isso é muito importante que todas as certidões estejam reunidas da maneira correta para requerer sua dupla cidadania, para isso criamos um conteúdo que fala sobre esse assunto.


É possível reconhecer minha cidadania italiana sem a certidão de nascimento?
Sim. Chegamos a um ponto muito importante é o encontro das certidões, ocorre os tempos mudarão algumas das cidades mais importantes da Itália sofreram com perdas significantes de registros devido as guerras, muitos incêndios. é possível apresentar registros militares de pessoas que se alistaram, Certidão de Óbito, ou até mesmo a Certidão Negativa de Naturalização.

O que acontece se o meu pedido duplo cidadania for negado?
Uma outra forma possível e acionar o Judiciário para pedido negados, o preenchimento de tudo é feito no Brasil, indicamos que nossa consultoria te direcione. No momento do envio é necessário que acionar o AR para que seja notificado sobre o recebimento do se pedido de dupla cidadania pelo consulado ou Comune que será responsável por conduzir o pedido.

Filhos naturais fora do casamento, o que fazer?
Este é caso que só poderá ser feita via judicial, uma vez que a Itália reconhece que não ocorreu a transmissão jus sanguinis que significa (”direito de sangue”), é necessário que reúna os documentos e desenhe sua arvore genealógica. Porém é possível que o seu pedido de reconhecimento de cidadania italiana seja negado, isso pode acontecer no Comune ou no consulado.


Ficou com alguma dúvida? Entre já em contato com o nosso time de especialistas, dê o primeiro passo.
O sonho é o que nos movimenta, realize o seu junto com a Europa Simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *