Vale a pena reconhecer a cidadania italiana sozinho?

Vamos para a fila da sua cidadania italiana.
agosto 16, 2021
7 coisas que você precisa saber antes do reconhecimento da cidadania italiana.
setembro 8, 2021

Vale a pena reconhecer a cidadania italiana sozinho?

A cada ano que passa, milhares de brasileiros planejam alcançar sua dupla cidadania italiana por conta própria, ao iniciar suas pesquisas chegam até fórmulas milagrosas que prometem um processo rápido, menos cansativo e com o menor custo.
A ideia de um processo de dupla nacionalidade europeia pode ser muito atraente à primeira vista, contudo deve ser analisado de maneira racional.

É realmente possível fazer todo o processo de reconhecimento de cidadania italiana sem o auxílio de uma assessoria, mas isso não quer dizer que tudo será mil maravilhas, você enfrentará muitas dificuldades caso não tenha as informações corretas, existem muitas ilusões no caminho para quem não possui o conhecimento técnico necessário.

Estamos falando sobre o tempo que será necessário para realizar todas as buscas necessárias de certidões, horas a fio de cartórios, busca por transmissor direto, contatos com o Comune, juramentar documentos e viagem para Itália, essas são apenas algumas das etapas que você deverá fazer para solicitar a dupla cidadania italiana.

Existem muitas dificuldades para requerer a cidadania italiana?
Sim! O conhecimento do idioma italiano e o passaporte italiano são itens mandatórios para quem deseja iniciar o processo sozinho, em alguns casos isso pode levar muitos meses e o tempo é determinado a partir do estado do Brasil em que você solicita.

Agendamento consular
O processo de agendamento para solicitar a dupla cidadania é realizado via site, com a alta demanda algumas pessoas esperam por meses nas filas o que causa desistência do sonho de se tonar um cidadão europeu.
Passado o agendamento no consulado, existe uma outra fila de espera a do passaporte italiano, muitas pessoas estão há muitos meses esperando sua vez.

Juramentar Certidões
Todas as certidões devem obrigatoriamente estar traduzidas para o italiano e apostiladas em Haia, entretanto as versões impressas e digitais são cobradas no consulado no Brasil bem como na Itália. A garantia de se dá por um selo uma espécie de chancela, isso valida o reconhecimento por autoridades italianas, em seguida deverá ser levada a um cartório para legalização.
Cuidado com os golpes aplicados, tradutores não registrados nas juntas comerciais podem não ser confiáveis!

Deslocamento para Itália
Chegou a hora de ir para Itália, como o processo leva entre 3 e 9 meses, você precisará alugar uma casa para viver por lá durante esse período, é preciso estabelecer contato com Ufficio Anagrafe para saber maiores informações sobre a necessidade de uma incrição anagráfica. A viagem em si pode ser bem custosa…

Devo contratar uma Assessoria?
Com toda certeza a resposta é SIM!
Uma assessoria especialista em reconhecimento de cidadania italiana pode te trazer mais segurança, pensamos no processo como um todo e trabalhamos diariamente com diversas solicitações o que gera mais assertividade no processo.
Essa com certeza será a forma mais segura e eficiente de se tornar um cidadão italiano e desfrutar de uma nova possibilidade de vida com o livre acesso na Europa.

A Europa Simples foi criada para possibilitar a realização de sonhos, nosso trabalho consiste em pesquisar os documentos necessários no Brasil, localizar e preparar a árvore genealógica, preparação e apostilamento em Haia das certidões, entrada com o processo de reconhecimento de dupla cidadania italiana, entrega da sua dupla nacionalidade Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *