Como obter cidadania italiana por residência?

Reconhecimento da cidadania italiana por descendência.
dezembro 30, 2021

Como obter cidadania italiana por residência?

O sonho de conquistar a qualidade de vida que a Europa oferece faz parte da vida de muitas pessoas. O acesso a melhores sistemas de saúde, educação, segurança e muitos outros aspectos são os principais motivos para as filas de brasileiros que buscam anualmente conquistar a tão almejada dupla cidadania italiana.


A grande maioria usa as vias de descendência para requerimento de suas cidadanias. Por sua vez, este é o caminho mais comum, pois não existem restrições relacionadas a geração do descendente italiano. No entanto, hoje vamos falar de uma outra via não tão conhecida, mas muito utilizada: a cidadania italiana por residência.


O que é?

O pedido de cidadania por via de residência é um benefício para pessoas que moram na Itália legalmente por um determinado período de tempo.

Em outras palavras, é uma forma de concessão do governo italiano para cidadãos estrangeiros que já contribuem economicamente
para o país, além de não apresentarem riscos e estarem imersos nos valores e cultura Italiana.

Quem pode ter direito?
Existem algumas variáveis para os prazos e critérios necessários para querimento por esta via. Sendo eles:


Quem for descendente de antigos cidadãos italianos que por ventura perderam as suas cidadanias e que estejam morando há pelo menos 3 anos no país.
Quem for pertencente da União Europeia e esteja morando legalmente no país há 4 anos.
Quem tiver exercido algum tipo de serviço para o Estado Italiano por pelo menos 5 anos, refugiados políticos e pessoas que tenham sido adotadas e morem no país por este mesmo período.
Quem tiver sido adotado enquanto criança por cidadão italiano antes de 1983 e que morem no país por pelo menos 7 anos.
Qualquer estrangeiro ou não pertencente da União Europeia que more no país há pelo menos 10 anos.


ATENÇÃO! Ter estes requisitos não garante a aprovação do seu pedido de cidadania, é necessário além disto ter renda comprovada e considerada suficiente, não apresentar antecedentes criminais e ter vivido legalmente o respectivo período que esteve em território
italiano.
Certificado B1.
Outro requisito indispensável para o êxito do seu pedido é a apresentar conhecimento do idioma italiano. Esta comprovação é dada a partir de um certificado de conhecimento da língua exigido no nível B1 (intermediário).
Pronto para começar?
Caso você se enquadre em algum destes critérios, não deixe de preencher o formulário de naturalização, além de conferir a lista de documentos necessárias para apresentar no Ministério do Interior Italiano. O prazo para análise da documentação pode acontecer dentro do período de até 2 anos!


Se você tem dúvida e precisa de auxílio para realização do seu pedido, simplifica com a gente! Entre em contato com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.