O que é processo Retificação de documentos para reconhecimento de cidadania italiana?

Conheça a Europa usando sua dupla cidadania italiana.
setembro 17, 2021
Quais são meus direitos e deveres com cidadão italiano?
outubro 13, 2021

O que é processo Retificação de documentos para reconhecimento de cidadania italiana?

Com a grande expansão das lavouras de café no Brasil, recebemos muitos italianos em nosso país em 1929, ocorre que existem alguns pontos sensíveis que falaremos por aqui.


Os livros de registros eram manuais isso fez com que cada um compreendesse de uma forma, quando os italianos desembarcaram por aqui, foram recebidos por brasileiros, ocorreu que traduziram muitos dos nomes para o português brasileiro. Isso de fato gerou um grande aumento no número de retificações.
Atualmente os Consulados no Brasil tem sido mais razoáveis com relação a essas diferenças, entretanto a grande polêmica gira em torno da própria Itália que em alguns casos arquiva os pedidos, são conhecidos por pouca flexibilidade em erros. Por isso pedimos que se atente sempre aos dados presentes nas certidões que possui a frente falaremos sobre os problemas que você deixará de enfrentar em seu processo de cidadania europeia.


É importante que saiba sobre o parâmetro de comparação para dupla cidadania italiana, é quando não se encontra nenhuma comparação válida em elementos presentes nas certidões.
Quando deve fazer a retificação dos documentos?
A retificação de certidões para dupla cidadania italiana é uma etapa anterior a tradução e apostilamento de Haia.
Indicamos que um especialista em reconhecimento de dupla cidadania italiana em conjunto com um Advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal avalie os documentos, para que tenhamos maior assertividade em sua solicitação de cidadania italiana pedimos que retifique todos os documentos.
Realizamos a construção de sua arvore genealógica justamente para que não fique nenhuma lacuna em quem são seus transmissores, ao encontrar o seu transmissor direto, seguimos com a localização das certidões.
Existe uma interpretação subjetiva de erros para as certidões?
Infelizmente não!
Por não existir nada documentado ou uma lei que diga o que deve ou não ser aceito, a interpretação subjetiva fica a cargo de quem julga o seu processo. O que podemos afirmar com nossa vasta experiência em processos de reconhecimento de cidadania Itália é que os Comune localizados na Itália e os Consulados adotam medidas focadas na lei de transmissão de sangue, isso garante que avance no processo para se tornar um cidadão italiano.


O que devo retificar nas certidões?

Nome e Sobrenome
Datas nascimento, Casamento, Divórcio (se houver) e óbito
Cidade de nascimento, Casamento, Divórcio (se houver) e óbito)
Nacionalidade transmissor direto.
Naturalidade do transmissor direto.
Registros de termos, páginas e numeração dos livros de registro.


Atualmente existem mais de 7.900 Comune em toda Itália e cada um tem sua forma de interpretar os documentos deferindo ou arquivando os processos de reconhecimento de dupla cidadania italiana, existem atualmente duas formas de realizar a retificação.
Retificação Judicial – Necessita do amparo de um advogado, esse processo leva em média 12 meses.
Nesse caso um processo é aberto para que as correções sejam feitas.

Retificação Extra Judicial – Feito em cartórios para casos com erros mais evidentes, em qualquer um dos dois é extremamente importante eu tenha o suporte e avaliação de nossa equipe especializada.

Uma assessoria em momentos delicados com este pode fazer toda diferença na realização do seu sonho! Fale conosco do Europa Simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *