Blog

Um alerta importante aos brasileiros que desejam morar na Itália.

28 maio, 2021

Hoje falaremos um pouco sobre os problemas que alguns brasileiros encontram em requerer sua dupla cidadania.

Muito se fala sobre as diversas oportunidades e benefícios em ter cidadania italiana, e hoje viemos alertar sobre as dificuldades que brasileiros encontram em seus pedidos de dupla cidadania, caso esteja no início de sua pesquisa é importante que você saiba de algumas informações.

Nos últimos anos o número de descendentes italianos que solicitaram o reconhecimento de dupla nacionalidade italiana está em sua maior crescente, com isso muitas pessoas estão contratando representantes, os chamados de facilitadores de reconhecimento de dupla cidadania que prometem milagres, com isso as pessoas partem para Itália em busca da realização do sonho e acabam se metendo em uma grande o que gera um gasto muito alto.

Quando o pedido de reconhecimento é feito via Itália, não é possível contratar um interlocutor que fale por você como feito via Brasil.  Preste bastante a atenção nas regras para quem está indo para Itália, é necessário que você tenha todos as certidões traduzidas dos seus ascendentes incluindo a sua, essa é a principal etapa para que sua cidadania italiana tenha início. Não se esqueça que ao chegar na Itália você deverá fixar residência no local que deseja viver.

As pessoas que chegam na Itália têm procurado os facilitadores de reconhecimento de cidadania italiana, como dissemos isso acarreta um problema sem precedentes, NÃO É POSSÍVEL contratar um representante que fale por você no ‘’Comune’’, isso ocorre porque ao ingressar com o pedido de dupla nacionalidade italiana de forma direta, a pessoa fica responsável pela entrega de documentos e por todo o processo de reconhecimento para se tornar um cidadão italiano. Além disso deve-se levar em conta os custos de moradia durante 365 dias, que é o tempo determinado de início e fim do processo, mas devido ao aumento de solicitações o prazo teve um aumento mais 365 dias, perceba que terá que arcar com todos os custos eu ficará por sua conta.

 

Documentos italianos:

Certidão de nascimento italiana, e eventualmente a certidão de casamento de seu transmissor italiano nascido na Itália ou emigrado para o Brasil.

Documentos brasileiros:

Certidão expedida pelo ministério da Justiça do seu antepassado italiano nascido na Itália.

Certidão de nascimento, casamento e óbito quando necessária de todos os ascendentes até a do próprio requerente.

 

Via internet você consegue encontrar informações no site do Ministério de Justiça Italiana, porem os documentos devem ser traduzidos e juramentos no idioma italiano, não serão aceitos documentos em português.

Informações sobre o processo, como conseguir?

No Brasil você poderá obter informações nos Consulados e Embaixadas Italianas, já na Itália é possível encontrar informações no ‘’Comune’’ (Ufficio Cittadinaza ou Servizi Demogracifi) local de residência ou que se pretenda viver.

 

Esse processo parece impossível, porem com a pesquisa genealógica profissional e uma empresa que represente você e possa ajudar a obter sua dupla cidadania nesse caso é o mais vantajoso. Vamos conversar a respeito, entre em contato.

Compartilhe